O GEscuta, Centro de Escuta, é um serviço de acompanhamento psicoemocional gratuito a pessoas que estão em situação de crise ou sofrimento. Qualquer pessoa pode ser acolhida na sua dimensão existencial e espiritual, perante qualquer experiência de sofrimento ou vulnerabilidade, nomeadamente em situação de doença, solidão, luto, desemprego, desenraizamento, mau relacionamento com os outros ou consigo mesmo, ausência de sentido para a vida ou, simplesmente, necessidade de ser escutada.

O GEscuta constitui um verdadeiro recurso preventivo e interventivo na área da saúde, pois dá uma resposta integral e única, complementar aos apoios atualmente existentes. Um número significativo de médicos, trabalhadores sociais, religiosos e outros profissionais tem encaminhado pessoas para recorrer à nossa assistência, o que a torna um verdadeiro e reconhecido apoio ao serviço da comunidade.

O GEscuta é formado por uma equipa diversificada e multidisciplinar de membros que, de uma forma voluntária, gratuita e responsável, dispõe de um tempo semanal para o acompanhamento de quem o procura. Os voluntários da equipa têm formação formal em Relação de Ajuda e fazem formação contínua, de modo a manter um nível elevado de boas práticas e um atendimento padronizado, independentemente da sua formação de base. A equipa conta com um Coordenador Técnico, profissional da área da saúde mental.

SABER MAIS

Corpos sociais  |  Documentos institucionais  |  Relatórios de atividade