Objetivos

A Associação GEscuta tem como objetivo apoiar pessoas em situação de sofrimento ou vulnerabilidade, através de um acompanhamento psicoemocional baseado no método de Relação de Ajuda. A Associação também pretende contribuir para uma cultura de humanização com vista à promoção da saúde integral das pessoas.

Projetos

Para pôr em prática os seus objetivos, a Associação GEscuta propõe-se a:

  1. Criar e gerir Gabinete(s) de Escuta que garantam as condições de segurança, conforto e confidencialidade, necessárias ao acompanhamento digno das pessoas em situação de crise e/ou sofrimento;
  2. Promover ações de formação dirigidas aos associados e terceiros. De forma particular, formar os membros da equipa de Escuta, de modo a manter um elevado nível de boas práticas;
  3. Desenvolver ações de sensibilização e promoção da saúde integral da pessoa;
  4. Aprofundar o conhecimento através de investigação, estudo, divulgação e publicação de informação relativa à saúde integral da pessoa;
  5. Colaborar com outras entidades, públicas ou privadas, que aceitem desenvolver parcerias que visem a prossecução dos objetivos da Associação.

Missão

Promover a saúde integral, através de ajuda diferenciada, baseada num acompanhamento humanizado a qualquer pessoa em situação de crise ou sofrimento. Contribuir com um verdadeiro serviço de acolhimento, compreensão e capacitação, com vista ao bem-estar e alívio de pessoas que estejam a atravessar dificuldades na sua vida.

Visão

Ser um apoio de referência, reconhecido pela atenção integral dada à pessoa em crise ou sofrimento, tendo em vista a promoção holística da sua saúde e do seu desenvolvimento pessoal. Contribuir para uma cultura de humanização, através da difusão dos seus princípios e através do compromisso com um nível de excelência na formação técnica e humana dos seus membros.

Valores

Ser um apoio de referência, reconhecido pela atenção integral dada à pessoa em crise ou sofrimento, tendo em vista a promoção holística da sua saúde e do seu desenvolvimento pessoal. Contribuir para uma cultura de humanização, através da difusão dos seus princípios e através do compromisso com um nível de excelência na formação técnica e humana dos seus membros.

solidariedade

Solidariedade

As pessoas são o centro da nossa acção, especialmente as que se encontram em situação de maior fragilidade e vulnerabilidade.

O serviço de acompanhamento disponibilizado é gratuito para quem o procura.

humanização

Humanização

O Gescuta está ao serviço da qualidade de vida.

A nossa prática baseia-se na conjugação de ciência e humanidade na atenção integral à pessoa.

compromisso

Compromisso

Promovemos a competência, a inter-disciplinariedade, o trabalho em equipa e a formação contínua com vista a boas práticas.

Comprometemo-nos com práticas de excelência e desejamos sempre melhorar a qualidade do nosso acompanhamento, pelo que valorizamos as sugestões de quem recebe o nosso apoio.

igualdade

Igualdade

O apoio que prestamos fundamenta-se no reconhecimento da dignidade inviolável de cada pessoa e no reconhecimento dos seus direitos.

Somos uma organização aberta a todas as pessoas, independentemente da sua idade, género, condição social, orientação sexual, ideologia política ou credo religioso.

atitude de ajuda

Atitude

Favorecemos um clima de acolhimento e proximidade, em que se dão as relações humanas de encontro, diálogo e ajuda.

Promovemos diferentes modalidades de voluntariado, como expressão da cultura de gratuidade e como forma de participação social.

entrega ao outro

Entrega ao Outro

Enquanto voluntários  queremos ser representativos do humanismo cristão.

Valorizamos oportunamente a dimensão espiritual e, por conseguinte, esta assistência pode ser oferecida a quem a solicite.